quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entrevista com Aldair Rizzi

ENTREVISTA COM O CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO PSB ALDAIR RIZZI


O candidato a deputado federal Aldair Rizzi,nasceu em Pato Branco - PR, é formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre pela Universidade de Minas Gerais(UFMG) e doutror pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor da UFPR em Curitiba, onde já exerceu o cargo de pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, diretor do Setor de Ciências Sociais e Aplicadas e de Vice-Reitor. O Jornal do Água Verde mostra nesta edição, o perfil de Aldair Rizzi.

JORNAL: A crise política sugere algumas reflexões sobre o problema da ética na política.O que o senhor pensa a respeito?

RIZZI: Nenhuma atividade é mais nobre do que a política, porque quem a exerce assume responsabilidades só compatíveis com qualidades morais e de competência. A atividade política só se justifica se o político tiver espírito republicano, ou seja, se suas ações, além de buscarem a conquista do poder, forem dirigidas para o bem público, que é preciso sempre buscar. Um bem público que variará de acordo com a ideologia ou os valores de cada político, mas o qual se espera que ele busque com prudência e coragem. É uma atividade importante, porque o político, na sua capacidade de definir instituições e tomar decisões estratégicas na vida das nações, tem uma influência sobre a vida das pessoas maior do que a de qualquer outra atividade.

JORNAL: Qual a sua experiência na atividade pública?

RIZZI: Sempre me preocupei em trazer o desenvolvimento para todo o Paraná, principalmente quando estive a frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na presidência do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Lactec, e na presidência do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. Mesmo não tendo exercido um cargo eletivo, me empenhei em investimentos para projetos e ações que trouxeram benefícios para a sociedade, sempre em parcerias com universidades, institutos de pesquisa e de fomento, cooperativas e prefeituras para criar possibilidades de aplicação tecnológica e transformação na educação, na agricultura, indústria e na geração de emprego e renda, traduzindo melhores condições de vida para a população da região.
JORNAL: Porque quer ser Deputado Federal?

RIZZI: Tive uma vida sempre dedicada ao trabalho e ao conhecimento. Essa minha experiência quero colocar em ação no Congresso Nacional. Vou lutar para as reformas política e tributária, para gerar emprego e desenvolvimento regional, para garantir recursos federais para a ciência e tecnologia, vou defender as políticas públicas nas áreas da saúde e da educação, trabalhar para a ampliação de vagas no ensino superior, trazer recursos para formação profissional, criar mais autonomia para os municípios, criar políticas públicas para a segurança nos municípios, ações para preservação do meio ambiente, melhoria de infra-estrutura nos municípios, para o fortalecimento de créditos para os pequenos e médios produtores rurais e empresários do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário